CENTRO INTEGRADO DE ENSINO

A educação levada a sério

Contatos

(66) 3422.2266
(66) 3422.2283
(66) 9239.7693

Boletim Online






Informativos

Dedicar-se à nobre função de educar não é tarefa fácil. Demanda muito empenho, preparo e, sobretudo, amor à atividade. São esses ingredientes que tornaram possível ao Centro Integrado de Ensino (CIE) chegar em 2018 à importante marca de 30 anos de atuação em Rondonópolis, na região Sul de Mato Grosso. Hoje referência em Educação, a instituição celebra o momento fazendo uma retrospectiva desde os primórdios até os dias atuais.

O início
No dia 31 de maio de 1988, um grupo de 14 sócios decidiu iniciar as atividades – entre eles a atual diretora e proprietária do CIE, Iracema Dinardi Peixoto. Havia apenas 30 alunos, dos quais 12 eram fi lhos dos sócios, e quatro funcionários. Funcionava numa pequena casa, situada na Rua Pedro Ferrer, 233. As condições precárias, somadas a um incêndio e até um assalto deixavam um sentimento de que aquele negócio tinha tudo para não dar certo.

Segunda fase
Com menos de seis meses de existência, um novo e ousado passo foi dado por Iracema Dinardi Peixoto e sete dos primeiros sócios. Com a aquisição de uma outra escola, localizada na Rua João Pessoa, 64, onde funcionava o Recanto Infantil Monteiro Lobato, “herdaram” cerca de 170 crianças, praticamente a metade bolsista. Foi então que nasceu o Centro Integrado de Ensino Monteiro Lobato, já com direção da pedagoga e supervisora escolar Iracema.
Apesar de maior, a estrutura era precária. A casa, que ficava na beira do rio, não tinha forro e na época de cheia era invadida pela água. Mesmo assim, começaram as atividades em fevereiro de 1989, com mais de 350 alunos. Com a necessidade de mais espaço, foi alugada uma casa próxima, ampliando a estrutura. “Fazíamos um trabalho muito bonito num lugar muito feio”, lembra Iracema. 

Nova sede - Crescendo com a cidade
Mesmo com um sócio a menos, o grupo decidiu ousar ainda mais e buscar uma nova sede, que oferecesse melhores condições de trabalho e ampliação do número de alunos. A ideia de construir uma nova escola assustou num primeiro momento, mas os sócios foram em frente e buscaram recursos junto ao sistema financeiro para adquirir cinco terrenos no bairro Vila Aurora, que possuía apenas um cemitério.
E pode-se afirmar com toda certeza que a história da escola se mistura com o desenvolvimento da cidade. Foram, pioneiros na região, que hoje é uma das mais valorizadas de Rondonópolis. A nova sede nasceu já com 3,6 mil m² e atendeu, inicialmente, pouco mais de 500 alunos. Hoje já são cerca de 8 mil m² e um total de estudantes que gira entre 1.200 e 1.300, com 120 funcionários.

Foi um importante passo dado com as próprias pernas, sem um único incentivo do poder público. Tendo inclusive que contribuir com a estrutura necessária e que faltava no bairro, como asfalto e transformadores de alta e baixa tensão. O CIE tinha também que limpar os terrenos em volta, para evitar a ação de marginais. Mas o esforço valeu a pena e o CIE se tornou referência em ensino de qualidade em Rondonópolis e região. Além da área de educação, a escola tem destacada atuação em ações e causas sociais importantes na cidade, com projetos como o CIE Solidário. 



Veja Também



CIE - Centro Integrado de Ensino - Todos os direitos Reservados | Acessar Webmail