CENTRO INTEGRADO DE ENSINO

A educação levada a sério

Contatos

(66) 3422.2266
(66) 3422.2283
(66) 9239.7693

Boletim Online






HISTÓRICO DO CIE

O Centro Integrado de Ensino ­ (CIE) nasceu de um sonho  de algumas pessoas preocupadas em oferecer uma educação de qualidade para seus filhos e foi daí, que, numa casa de humildes instalações, localizada à Rua Pedro Ferrer, 233, fundaram, no dia 31 de maio de 1988, uma pequena, porém aconchegante "escolinha", com muitos sócios, poucos alunos e o firme propósito de fazer não uma escola grande, mas uma GRANDE ESCOLA, cujo lema só poderia, ser "A Educação levada a sério."   

Com apenas 5 meses de existência do CIE, uma escola chamada Recanto Infantil Monteiro Lobato, localizada à Rua João Pessoa, 64, foi colocada a venda. Era o Universo conspirando a favor da realização de um sonho. Efetivada a compra do oportuno imóvel, nascia o Centro Integrado de Ensino Monteiro Lobato, assumindo a sua direção a pedagoga e supervisora escolar, Iracema Dinardi Peixoto.

Ilusão seria pensar que tudo aconteceria sem dificuldades. Muitas situações de conflitos aconteceram. Algumas, inclusive, seriam cômicas se não fossem trágicas pois, a enchente, geralmente, atingia a escola. Quanto transtorno ! Mas, os obstáculos foram encarados como desafios a serem vencidos. Persistência tornou-se o ponto forte daqueles que continuaram firmes com o propósito de construir uma grande escola, não descuidaram do seu principal objetivo: Educação de qualidade, priorizando a formação integral do ser humano, fazendo valer o lema da escola : a educação levada a sério. Não demorou muito e foi criado o II Grau, e a escola passou a se chamar Centro Integrado de Ensino de I e II graus. Foram aparecendo mais e mais novos alunos, maiores e mais problemas. A escola já não comportava tanto aluno. Era chegada a hora, então  de investir em instalações próprias. Assim, na Vila Aurora seria construída uma grande escola, ansiosamente esperada por alunos, proprietários e a comunidade em geral. Que maravilha ! O sonho tornou-se realidade : O CIE conta com uma bela estrutura, totalmente adequada ao atendimento a deficientes físicos, anfiteatro com capacidade para 450 pessoas, laboratório de ciências físicas e biológicas, laboratório  de informática, biblioteca com mais de 25 mil volumes, 400m2 de play-ground, moderna brinquedoteca, sala de multimídia, ginásio poliesportivo e salas climatizadas.

No que diz respeito a parte pedagógica o CIE sempre buscou estar a frente, proporcionando ao seu corpo docente capacitação contínua, promovendo grupos de estudos, financiando cursos ou incentivando a participação nos mesmos, promovendo palestras com profissionais altamente gabaritados.  

Outra prática importante na escola é o trabalho com iniciação científica que tem tido excelentes resultados nas Feiras das Ciências Municipal, Estadual, Nacional e até Internacional. Nossa escola representou o Brasil na Feira Internacional de Ciências com dois trabalhos em 1996.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

O CIE conta, ainda, com uma das melhores equipes de professores da cidade, são profissionais competentes, dinâmicos, que possuem metodologias modernas, priorizando um ensino contextualizado, uma equipe técnica bastante integrada, competente e atuante, como também uma psicóloga para acompanhamento dos alunos.

Além de todos os projetos pedagógicos, o Centro Integrado de Ensino tem um Projeto Social, o CIE SOLIDÁRIO, que desenvolve inúmeros  trabalhos na área social, como o atendimento à creches, doações de cobertores,, campanhas para aquisição de cadeiras de rodas dentre outros e ainda oferece aulas de dança aos menores da Casa do Adolescente através do Projeto “ CIEnsaiando novos passos”, que vem despertando grandes talentos, sob o comando da bailarina Sarah Jane Ereio Venâncio.

Ainda preocupados com a inclusão, o CIE oferece aos seus  alunos aulas de Libras , pioneiro em nossa cidade, como também possui o primeiro coral “CIEncantando em Libras” realmente vem encantando em suas apresentações.

Esta Instituição de Ensino se destacou nacionalmente com  PREMIO NACIONAL EM EXCELENCIA DE QUALIDADE NO ENSINO obtido por meio de pesquisa do IBPQGP (Instituto Brasileiro de Pesquisa de Qualidade Gomes Pimentel)  como também através da avaliação do MEC (Ministério de Educação e Cultura) nos anos de 2006, 2007, 2008, e o PREMIO NACIONAL DE EMPRESA E EMPRESÁRIA DO ANO -2006 e o PREMIO QUALITY OF BUSINESS INTERNATIONAL 2008, obtido através de pesquisa do IBPQGP e  OMC(Organização Mundial do Comércio).

Não podemos esquecer que "o êxito jamais é uma dádiva, é, sim, uma conquista" e por isso mesmo, o Centro Integrado de Ensino, é uma escola que se preocupa com a construção da cidadania, que visa não apenas ser uma escola grande, mas uma grande escola; que continua em busca de novas conquistas e é digna de orgulho, não só para a família CIE, mas para toda sociedade rondonopolitana.

Missão

Ser uma escola de referência que contribua decisivamente para a formação de cidadãos com sólidos valores éticos e morais, acompanhando as transformações sociais, educacionais e tecnológicas, valorizando as relações interpessoais, o aprendizado contínuo e a realização individual dos educandos e educadores.

Visão

Colaborar, efetivamente, na formação integral dos alunos, levando-os a desenvolver suas habilidades e competências, interagindo no seu meio de forma questionadora, proporcionando o exercício da ética e de uma educação cidadã, para que o mesmo possa atuar como sujeito na transformação social. Proporcionar uma educação de qualidade reconhecida pela sociedade, formando integralmente o indivíduo para os desafios de um mundo globalizado.

Valores

ÉTICA

Observar os mais elevados princípios e padrões éticos, dando exemplo de solidez moral, honestidade, solidariedade e integridade.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Praticar a cidadania contribuindo, por meio da educação, para o desenvolvimento da sociedade e respeito ao meio ambiente  voltado à sustentabilidade.

SER HUMANO

Propiciar tratamento justo a todos, valorizando o trabalho em equipe, estimulando um ambiente de aprendizagem, desenvolvimento, respeito, colaboração e autoestima.

QUALIDADE

Estimular a inovação e a criatividade respeitando a individualidade, de forma planejada e integrada, com foco nos resultados, propiciando a perenidade da organização.